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Mídias sociais para vendedores de loja

Alcançar melhores resultados no varejo físico está tão desafiador quanto no comércio on-line. Em ambos, a concorrência é implacável. Produtos semelhantes e preços variados. O desafio é cada vez maior quando se pretende agregar valor. 

O fato é que diante de tantas mudanças, principalmente no cenário tecnológico, qualquer negócio físico não deve abrir mão de existir também no meio on-line, mas o contrário não.

Por isso, levar a força de vendas física para o meio on-line é fundamental. Vendedores devem participar ativamente das atividades da empresa em seus canais digitais compartilhando conteúdos, escrevendo suas próprias dicas e percepções, dando sugestões e incentivando os clientes a conhecerem os canais digitais da empresa. 

Outro ponto importante são os dados do cadastro do cliente. A maioria das empresas do varejo possui sistema para este cadastro, mas é comum, que a maioria não se preocupe em abastece-lo da forma correta. 

E-mail e telefone de clientes são instrumentos poderosos para o pós-venda e para formulação de campanhas continuadas que visam promover a proximidade com estes consumidores que já experimentaram o produto, uma vez que, o custo para captar novos clientes quase sempre é maior do que fidelizar os que já se possui.  

Se você é vendedor, ou possui uma equipe de vendas em loja física atenção para as dicas:

1. Saiba utilizar os canais digitais (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, SnapChat, WhatsApp) e treine sua equipe para utiliza-los de forma correta, ética e não invasiva.

2. Mais que vendedor, é preciso criar autoridade na rede e mostrar que você entende e acredita no que faz. Isso vai além de compartilhar conteúdo da empresa. Capacite-se para dar dicas e escrever sobre ela. Isso melhora a sua imagem pessoal e profissional, pois, deixa claro para seus amigos e clientes a sua capacidade de vestir a camisa de qualquer negócio. Afinal, qual credibilidade possui uma pessoa que só fala mal de onde trabalha?  Ou ainda, nunca fala?!

3. Entenda que compartilhar conteúdo da empresa ou falar dela nas mídias sociais não é favor. É obrigação. Cada like é um cliente passando em frente a loja e cabe a você vendedor, convida-lo a entrar. 

4. Vendedores conectados aumentam a carteira de clientes e comissão, pois ampliam os pontos de contato com consumidores e também, o alcance das informações da empresa. Todos ganham! 

5. Perceba que todas estas mídias são aliadas na sua venda. Mas não seja chato e invasivo. No whatsapp por exemplo, crie suas listas de transmissão pernonalizadas por tipo de necessidade do cliente e envie somente informações que vão resolver o problema dele. 

Vendedores inteligentes e modernos não abrem mão da tecnologia em seu trabalho. Estudam, se atualizam e enfrentam seus medos porque querem se relacionar com o cliente de maneira diferenciada e buscam ampliar e qualificar suas vendas em qualquer meio.

Vendedores inteligentes compreendem que são um prolongamento da marca e se beneficiam dos valores da empresa em que estão inseridos para promover também, a sua imagem pessoal e profissional.

Vendedores inteligentes estudam incasavelmente com o objetivo de atender melhor o cliente. 

Vendedores de loja física precisam estar on-line e saber usar as mídias sociais com toda a força que elas possuem para alavancar negócios e criar relacionamento. 

Se o cliente está on-line, o vendedor também deve estar. Simples assim. 

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Ciane Lopes - Marketing & Negócios

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