Blog

Organizar, Planejar e Materializar

No meu processo de consultoria, desenvolvo 3 momentos no trabalho: o de Organizar, Planejar e Materializar.

Para ficar bem fácil de entender, façamos uma analogia com uma casa nova.

No primeiro momento, o da organização, olhamos para tudo com olhar neutro e isento de julgamento. Em seguida, colocamos cada coisa no seu devido lugar. Por exemplo, se fosse em uma casa, colocaríamos o fogão na cozinha, a cama no quarto, o sofá na sala...

Organizar uma empresa, para mim, é isso: olhar todos os elementos que ela possui e organizá-los (sendo estes pessoas, recursos e instrumentos).

Depois que tudo está no seu devido lugar, podemos, enfim, perceber quais elementos estão faltando para um melhor resultado. Na analogia da casa, é como se identificássemos que um microondas e um bom conjunto de facas poderiam otimizar o dia a dia na cozinha, por exemplo.

Ou seja, olhamos para aquele espaço e começamos a perceber o que falta nele para que ele fique melhor, mais aconchegante, mais otimizado. Isso é planejar: otimizar para cumprir os objetivos.

Depois, começamos a materializar. Para isso, é necessário definir prioridades. Na casa, por exemplo, imagine que a prioridade fosse o microondas. Então, na materialização compraríamos o microondas primeiro, moveríamos aquele móvel para outro cômodo, e deixaríamos as novas facas para depois, para outro momento, por exemplo.

Deu pra entender como funciona? E você, consegue identificar os seus processos no trabalho? Conta pra mim como é o seu processo!

 

Ciane Lopes - Marketing & Negócios

contato@cianelopes.com.br

32 9 9134.2313 (Disponível também no Whatsapp)

FacebookInstagramLinkdin