Blog

Venda Mais no Natal

O Natal, uma das datas mais felizes para o comércio está chegando. Então, vamos de dica para aproveitar esta linda festa e faturar mais!

Vamos começar pelo PLANEJAMENTO.

Segundo o dicionário, Planejar vem de elaborar o plano ou a planta de; projetar. Organizar plano ou roteiro de; programar. Ter a intenção de; tencionar. No espaço corporativo, planejar é uma importante tarefa da administração e gestão, estando relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo.


Planejar é um ato essencial às atividades empresariais e de marketing, pois, permite que a empresa racionalize suas tomadas de decisão através de análises estratégicas de seu negócio (análise interna) e do seu mercado (análise externa). Abaixo, o modelo que utilizo e recomendo para o seu planejamento de marketing. Vamos lá?!! 

1. Comece pelo essencial | Descreva o negócio/projeto. 

● Descreva brevemente o negócio/projeto e destaque o seu propósito. Por exemplo, aumentar as vendas neste Natal. 
● Como este propósito será alcançado?
● Quem são as pessoas/empresas certas para fazerem isso acontecer? 
● Descreva os pontos fortes do projeto e porque ele deve ser apoiado.
● Existe alguma projeção de lucratividade e retorno?
● Como é a sua performance quando comparada aos seus concorrentes?
● Detalhe a quantidade de dinheiro necessária para fazer o projeto acontecer.
● Faça a sua Análise SWOT

2. Análise SWOT

A análise SWOT, ou FOFA, como alguns a chamam, faz a análise ambiental do negócio. No caso do Natal, faça a análise considerando esta oportunidade especificamente. 

Forças e Fraquezas, para análise ambiental interna. Por exemplo: uma força é ter equipe formada, uma fraqueza poderia ser, um time recém-contratado. Enumere todas as questões pois elas servirão de guia na montagem do seu plano de ação, que neste caso, poderia ser, treinar o seu pessoal. 

Oportunidades e Ameaças, para análise externa. Por exemplo: uma oportunidade é a própria data, onde os clientes estão mais propensos a gastar, uma ameaça é o cenário econômico com pessoas endividadas, desempregadas e que podem preferir as lembrancinhas. Neste caso, um plano de ação seria investir na divulgação de iscas de compra, com valores mais baixos para chamar a atenção do consumidor. 


3. OBJETIVOS


Descreva brevemente o propósito do negócio e quais são seus objetivos com esta ação em específico. Pergunte-se? 

Praça: Onde você disponibilizará o produto? Quais são os canais de distribuição? Onde estão os seus concorrentes?
Promoção: Qual é a mensagem de vendas do produto? Em quais canais você irá anunciar? Online e/ou offline?


4. ESTRATÉGIA DE CANAIS


Descreva os canais de comunicação, a função dentro dos objetivos definidos e a estratégia para cada um deles com a verba disponível para cada um.

Priorize canais e investimento para os canais que você acredita ter maior potencial para trazer o retorno que você deseja.


5. ESTUDO DE VIABILIDADE FINANCEIRA - KPIs e ROI 

Descreva os indicadores que serão monitorados em cada canal para que toda estratégia e comunicação sejam orientadas para o alcance desse resultado.

6. CONTEÚDO


Deve-se apontar para conteúdos relacionados a marca e que podem ser trabalhados, indicando referências e bons exemplos de mercado. Aqui, você pode sugerir o calendário editorial com orientações técnicas relacionadas a palavras-chave, uso de hastags e outras demarcações.


7. DESIGN


Recomendar ao design sobre regras e padrões a serem seguidos, referências e objetivo de cada layout.


8. PROMOÇÃO


Identificar oportunidades de incentivos aos clientes e o formato que devem ser trabalhados em cada canal. Lembre-se, que tudo que comunica é importante: vitrine, unifomização, ambientação, cheiros, folhetos, displays, TV indoor, mídias sociais, anúncios em jornais, revista ou rádio e todos devem usar a mesma identidade e linguagem. 


9. RECOMENDAÇÕES


Orientações sobre outras ações necessárias a boa execução do plano, dentre elas, boa imagem do produto, alinhamento com a equipe física, fotografia e vídeo, parcerias estratégicas com influenciadores digitais ou não, atendimento ao cliente, etc. 

 

Espero que este artigo tenha sido útil para você. Para sugestões, envie sua mensagem ou converse comigo pelo whatsapp!  

 

 

 

Ciane Lopes - Marketing & Negócios

contato@cianelopes.com.br

32 9 9134.2313 (Disponível também no Whatsapp)

FacebookInstagramLinkdin