O Natal, uma das datas mais felizes para o comércio está chegando. Então, vamos de dica para aproveitar esta linda festa e faturar mais!
Vamos começar pelo PLANEJAMENTO.
Segundo o dicionário, Planejar vem de elaborar o plano ou a planta de; projetar. Organizar plano ou roteiro de; programar. Ter a intenção de; tencionar. No espaço corporativo, planejar é uma importante tarefa da administração e gestão, estando relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo.
Planejar é um ato essencial às atividades empresariais e de marketing, pois, permite que a empresa racionalize suas tomadas de decisão através de análises estratégicas de seu negócio (análise interna) e do seu mercado (análise externa). Abaixo, o modelo que utilizo e recomendo para o seu planejamento de marketing. Vamos lá?!!
1. Comece pelo essencial | Descreva o negócio/projeto.
● Descreva brevemente o negócio/projeto e destaque o seu propósito. Por exemplo, aumentar as vendas neste Natal.
● Como este propósito será alcançado?
● Quem são as pessoas/empresas certas para fazerem isso acontecer?
● Descreva os pontos fortes do projeto e porque ele deve ser apoiado.
● Existe alguma projeção de lucratividade e retorno?
● Como é a sua performance quando comparada aos seus concorrentes?
● Detalhe a quantidade de dinheiro necessária para fazer o projeto acontecer.
● Faça a sua Análise SWOT
2. Análise SWOT
A análise SWOT, ou FOFA, como alguns a chamam, faz a análise ambiental do negócio. No caso do Natal, faça a análise considerando esta oportunidade especificamente.
Forças e Fraquezas, para análise ambiental interna. Por exemplo: uma força é ter equipe formada, uma fraqueza poderia ser, um time recém-contratado. Enumere todas as questões pois elas servirão de guia na montagem do seu plano de ação, que neste caso, poderia ser, treinar o seu pessoal.
Oportunidades e Ameaças, para análise externa. Por exemplo: uma oportunidade é a própria data, onde os clientes estão mais propensos a gastar, uma ameaça é o cenário econômico com pessoas endividadas, desempregadas e que podem preferir as lembrancinhas. Neste caso, um plano de ação seria investir na divulgação de iscas de compra, com valores mais baixos para chamar a atenção do consumidor.
3. OBJETIVOS
Descreva brevemente o propósito do negócio e quais são seus objetivos com esta ação em específico. Pergunte-se?
Praça: Onde você disponibilizará o produto? Quais são os canais de distribuição? Onde estão os seus concorrentes?
Promoção: Qual é a mensagem de vendas do produto? Em quais canais você irá anunciar? Online e/ou offline?
4. ESTRATÉGIA DE CANAIS
Descreva os canais de comunicação, a função dentro dos objetivos definidos e a estratégia para cada um deles com a verba disponível para cada um.
Priorize canais e investimento para os canais que você acredita ter maior potencial para trazer o retorno que você deseja.
5. ESTUDO DE VIABILIDADE FINANCEIRA - KPIs e ROI
Descreva os indicadores que serão monitorados em cada canal para que toda estratégia e comunicação sejam orientadas para o alcance desse resultado.
6. CONTEÚDO
Deve-se apontar para conteúdos relacionados a marca e que podem ser trabalhados, indicando referências e bons exemplos de mercado. Aqui, você pode sugerir o calendário editorial com orientações técnicas relacionadas a palavras-chave, uso de hastags e outras demarcações.
7. DESIGN
Recomendar ao design sobre regras e padrões a serem seguidos, referências e objetivo de cada layout.
8. PROMOÇÃO
Identificar oportunidades de incentivos aos clientes e o formato que devem ser trabalhados em cada canal. Lembre-se, que tudo que comunica é importante: vitrine, unifomização, ambientação, cheiros, folhetos, displays, TV indoor, mídias sociais, anúncios em jornais, revista ou rádio e todos devem usar a mesma identidade e linguagem.
9. RECOMENDAÇÕES
Orientações sobre outras ações necessárias a boa execução do plano, dentre elas, boa imagem do produto, alinhamento com a equipe física, fotografia e vídeo, parcerias estratégicas com influenciadores digitais ou não, atendimento ao cliente, etc.
Espero que este artigo tenha sido útil para você. Para sugestões, envie sua mensagem ou converse comigo pelo whatsapp!