Eu diria que em partes. Rs. Toda consultoria tem como princípio básico o diagnóstico de pontos críticos que precisam ser trabalhados.
O consultor precisa ser ágil na busca por encontrar os gaps que a empresa não percebe ou ignora, e seu trabalho consiste em realizar a tratativa destes problemas junto da empresa, apoiando seus gestores, trazendo novos instrumentos, perspectivas, abordagens e tecnologias.
-> Se a empresa não está disposta a mudar, precisa rever a ideia de contratar um consultor ou estrategista. Neste sentido, quanto mais flexível a empresa se colocar, mais ágil e bem sucedido o processo consultivo será. Portanto, ao contratar um consultor, a empresa precisa ter em mente que vai esbarrar com provocações que vão tirá-la da zona de conforto para que as mudanças necessárias possam acontecer!
Muito além de ver problemas, o consultor é a pessoa com visão neutra sobre o negócio, responsável por trazer novas perspectivas e claro, isso não significa que ele sempre estará certo. Um bom consultor jamais ignora o aprendizado da empresa, e por isso, trabalha junto da gestão. JUNTO. 😉