Blog

Existem 2 tipos de gestores

Quem conhece um empreendedor ou já tenha empreendido, sabe que os desafios são enormes e que até aquele negócio que surgiu de uma boa e feliz ideia ou oportunidade, verá em algum momento a necessidade de planejar. Ou seja, de organizar melhor a estrutura, traçar ou rever objetivos, corrigir rotas, ou ainda, abandonar uma ideia fixa não tão vantajosa.

Meu primeiro negócio desenvolveu o primeiro aplicativo de guia médico para @unimedjuizdefora . Sempre pioneira, a empresa foi uma das primeiras no Brasil a proporcionar esta facilidade para seus clientes. Na época, os smartphones não eram o que são hoje, e eu achei que ficaria rica, mas logo percebi a dificuldade em fazer outras empresas entenderem o que era "Aplicativo de celular", e eu tentava vender dizendo assim: "é um software que o cliente instala no celular e transfere a agenda de médicos para o celular dele, assim ele localiza e telefona com facilidade para os médicos". Oh! Não vendi nenhum outro aplicativo.

Minha empresa quebrou uns 3 anos depois, e o que eu pude perceber foi: queríamos vender o futuro no momento errado. E certamente, se tivéssemos planejado e validado o produto antes, saberíamos. Ou ainda, ao perceber a dificuldade do mercado em compreender o produto, poderíamos mais rapidamente mudar a proposta.

De todo modo, além do #planejamento #estratégico que proporciona uma pausa de reflexão para o futuro do negócio, também não abro mão de usar na consultoria o PES - Planejamento Estratégico Situacional - criado por Carlos Matus, que foi ministro da economia no governo de Salvador Allende, Presidente do Chile, na década de 70.

Resumidamente funciona assim: elencamos os problemas atuais, descrevemos a situação ideal se o problema não existisse, definimos ações para resolver e vamos controlando o desenvolvimento dos planos num modelo mais flexível.

Eu misturo várias ferramentas e adapto este instrumento com MVP (produto mínimo viável) para validar produtos e novas ideias, e também SCRUM (metodologia de desenvolvimento de projetos ágeis) para ganhar velocidade na execução e assim, consigo "errar menos e errar barato", como diz o expert @duii

Ciane Lopes - Marketing & Negócios

contato@cianelopes.com.br

32 9 9134.2313 (Disponível também no Whatsapp)

FacebookInstagramLinkdin