Blog

"Não preciso planejar. Preciso agir".

Quando o empreendedor é aquele quem cuida de tudo e faz tudo em seu negócio, é realmente delicado pensar em parar para refletir ações futuras. Isso porquê, o presente já está cheio de atividades urgentes e os recursos financeiros também são limitados.
.
Certa vez, atendi um colega que acabara de deixar seu trabalho CLT em agência e estava com dificuldade de organizar as atividades de seus clientes, por isso, sempre atrasava nas entregas. Vimos que no ato da contratação ele sempre prometia mais que o escopo da proposta e além disso, seu preço estava abaixo do mercado.
.
Ele argumentava que precisava de muitos clientes pra ter portfolio e por isso, cobrava pouco. Mas ao planejarmos juntos, vimos que todos os clientes teriam condição de pagar no mínimo R$200,00 a mais pelo adicional que ele insistia em dar. Que seu portfolio no trabalho anterior já seria suficiente para certificar sua qualidade. E ainda, que um pequeno ajuste na sua proposta de valor e consequentemente, em sua forma de vender, faria tudo mudar e ele passaria a ganhar o justo sem precisar de tantos clientes. Assim, conseguiria ter uma entrega pontual, o que traria maior qualidade para o trabalho e novas indicações, aumentando seu ticket médio ou ainda, demandando seu crescimento.
.
Feito isso. Hoje seu preço é o dobro do inicial. Trabalha com dois estagiários e não tem uma agenda simples.
.
Parece óbvio, mas quando se está inserido no problema, é mais delicado perceber as formas de alterar a rota. Por isso, eu mesma, conto com meus consultores parceiros para planejar o meu negócio. E você? Já corrigiu algum caminho depois de planejar? .

Ciane Lopes - Marketing & Negócios

contato@cianelopes.com.br

32 9 9134.2313 (Disponível também no Whatsapp)

FacebookInstagramLinkdin