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Planejamento de Marketing no Whatsapp

 

A utilização do Whatsapp é muito comum em equipes de venda, mas muitas empresas utilizam esta ferramenta de forma errada, como aquela tia que dá bom dia todo dia... rs

Nosso post apresenta um modelo de planejamento que, normalmente,  trabalhamos nas empresas em que atuamos e claro, você deve buscar as respostas para o seu negócio. Mas vamos lá!

 

ESCOPO DE PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA WHATSAPP 

1. Objetivo(s)

2. Por que usar o Whatsapp no meu negócio?

3. O que precisamos?

4. Quem será o responsável?

5. Quando vamos começar? 

6. Como faremos?

 

1. OBJETIVO 

Vai parecer clichê, mas dar qualquer passo em marketing sem estabelecer objetivos é tiro certo no pé. Então, estabeleça os objetivos da utilização deste canal e saia do óbvio. 

Vou citar uma empresa em que planejei e implementei o planejamento do Whatsapp para ficar mais simples ilustrar, acompanhe:

Objetivo 1: Divulgar um número de Whatsapp oficial da empresa. Meta: Fazer como que os clientes salvem o número da empresa e realizem suas compras por meio deste.

Importante: quando você trabalha com lista de transmissão, se o seu cliente não tem seu número salvo, não é certo que ele receba. Então, certifique-se de informa-lo para salvar seu número.

Objetivo 2: Manter a comunicação com conteúdos diversificados e ricos para os clientes. Meta: Engajar clientes nas campanhas e efetivar mais vendas por meio deste canal.

Importante: o recurso da lista de transmissão só suporta 250 contatos, então, sugiro que você importe sua lista em excel colocando por ordem alfabética e segmentada. Por exemplo: por estado, por sexo, por linha de produtos. Assim, ficará fácil organizar. Existem softwares de automação, mas nenhum dos que testei me trouxeram grandes resultados. Estamos aguardando a atualização do Aplicativo para empresas e esperamos tornar o processo menos manual. Mas por hora, temos o limão...ok?

2. Responda: Por que usar o Whatsapp no meu negócio? 

Responder esta questão é super importante para que você consiga produzir os conteúdos corretos e fazer seu time compreender a importância do canal.

  • Ainda para ilustrar, vamos de exemplo:
  • Número de celulares já supera A POPULAÇÃO;
  • Mais de 1 bilhão de pessoas conectadas diariamente no WhatsApp;
  • Segundo a equipe de Vendas e Telemarketing, o aplicativo é essencial para as vendas e o melhor instrumento de contato com clientes.

Ouça seu time e ouça seu cliente. Seja honesto. Seu cliente quer mesmo receber a comunicação da sua empresa pelo Whatsapp?

3. O que precisamos? 

Novamente, uma pergunta essencial para qualquer projeto sair do papel. Veja como respondemos e capriche na busca pelas suas próprias respostas: 

  • Smartphone com capacidade para envio e armazenagem de contatos;
  • Segmentação da base de clientes por interesse, região e qualificação;
  • Responsável pelo envio;
  • Produção de materiais em texto, áudio e vídeo.

4. Quem será o responsável?

Não é somente apontar para o profissional, mas desenhar o processo mínimo para que a estratégia funcione. Vamos de exemplo:

  • Sugerimos que mensalmente, o coordenador comercial junto do supervisor se reúnam com o Marketing para alinhar os conteúdos a serem desenvolvidos no mês seguinte. Reunião Mensal: 1:30h. Os membros já devem ter debatido internamente sobre os temas.
  • Paralelamente, será coordenado design, gravação de vídeo/áudio ou outras produções, de modo a obedecer um cronograma.
  • O supervisor, coordenará as listas e fará os disparos semanais.
  • É interessante que a equipe comercial traga para o supervisor a sua percepção do mercado. Assim, será possível adequar o conteúdo a necessidade dos clientes.

5. Quando vamos começar? 

Definir data para cada etapa é fundamental. Este é o único modo de fazer projeto virar realidade. Então, sugerimos:

Data X: organização interna de listas, responsáveis e conteúdos.

Data Y: produções concluídas

Data Z: disparo inicial

Importante:

Ao definir as data de início esteja certo da frequência e constância para não frustar a ação. Começou, termine! Ou continue...

6. Como faremos?

Etapa mais trabalhosa e a essência do trabalho. Sugestão para quem está começando, usando o exemplo da empresa que implementamos:

▸    Criação das listas: solicitar aos vendedores os números de suas listas pessoais com segmentação por cliente. O mais específico possível para criar as listas segmentadas. SEGMENTAÇÃO: Nome, Rota, Cidade/Estado e Ramo de Atividade.

▸    Envio para listas pessoais: solicitar aos vendedores que disparem a seguinte mensagem para seus contatos: Texto Imagem: Tem novidade na XXX. (símbolo do whatsapp e números). Texto legenda: Adicione o Whatsapp da XXX e receba as novidades da empresa. Por aqui, você pode continuar comprando.

▸    Divulgação do número para lista geral de clientes e já segmentada, com seguinte mensagem: Texto Imagem: Salve este número e receba as promoções da XXX. Texto de legenda: Apenas uma vez na semana (acorde o prazo e frequência com o cliente), enviaremos promoções e novidades da empresa. Salve o número e fique por dentro! Se quiser nos ajudar, envie os produtos que são do seu interesse para enviarmos conteúdo específico para a sua necessidade.

▸    Formato de envio: faremos disparos via lista de transmissão na primeira fase, tentando mesclar: imagens, vídeos e textos a cada semana para tornar o conteúdo mais atrativo, humanizado e rico.

▸    Tipos de conteúdo: Semana 1: Dica: sempre trazendo uma dica com uma chamada para ação. Gostou da dica? Quanto tempo você não compra? Que marca você gosta? Perguntas abertas. Semana 2: Economize com a XXX - uma dica financeira para planejar as compras de produtos de uso periódico, combos, etc. Semana 3: Vídeo Promocional - um profissional da empresa mostrando parte da empresa, dando uma dica e apresentando produtos em promoção tipo "ShopTime". O funcionário não precisa ser vendedor. Semana 4: É comprar ou largar. Promoção com alto valor agregado. Algo que surpreenda até os compradores recorrentes.

Importante:

Não envie inúmeras mensagens sequenciadas;

Envie uma imagem/vídeo ou áudio isca, se o cliente se interessar ele deve vir até você;

Cuide da produção do material. Por favor não envie nada sem produção profissional. Além de passar a imagem de "quero vender" a todo custo, o consumidor percebe a falta do capricho. Produzir é fundamental.

Diversifique os formatos. Na empresa que citei como exemplo, a dica não engajava como os conteúdos promocionais, então mudamos o formato enviando em formato de vídeo e áudio. O que era pra ser um conteúdo institucional virou isca de venda. A empresa está sendo percebida como inovadora, pioneira e preocupada com as dores dos clientes.

Se você não pode investir em fazer certo, Não faça. Aguarde e faça quando puder. 

 

Dica Bônus 

Se você não possui site, ou usa o Whatsapp como principal canal de venda, crie um link para que seus clientes entrem em contato mais rapidamente com você sem precisar digitar e salvar seu número. Para fazer isso é simples: 

1. Copie e cole este link: https://api.whatsapp.com/send?phone=seunumerodetelefone&text

2. Substitua o espaço "seunumerodetelefone" pelo seu número, da seguinte maneira:

XXYY000000000

"XX" é o código internacional do seu número. O código do Brasil é 55, então, se o seu celular for daqui, substitua XX por 55.

"YY" é o DD. Se seu número for de São Paulo, por exemplo, substitua YY por 11; se for do Rio de Janeiro, substitua YY por 21.

"000000000" é o seu número de telefone. Se ele for, por exemplo, 98765-4321, substitua o 000000000 por 987654321.

Assim, se o seu número for brasileiro, de São Paulo, e for 98765-4321, você deverá substituir "seunumerodetelefone" por 5511987654321.

 

Fonte para dica: OLHAR DIGITAL  

 

 

Ciane Lopes - Marketing & Negócios

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