Blog

Triângulo amoroso: Eu, você e o celular!

Neste fim de semana, fui pega algumas vezes falando fluentemente sobre a vida alheia. (fofoqueira eu !!! hahaha)

Meus amigos falavam: - Quanto tempo não vejo a fulana... e eu disparava: - É sério? Nossa, ela teve um bebê lindo, já está na ativa e linda bla bla bla.

Um amigo que não é tão apaixonado quanto eu pelas redes sociais, fez uma provocação um tanto quanto curiosa, que parece clichê, mas me pegou na hora certa.

Ele disse assim:


- Ah Ciane, eu penso que as redes sociais deveriam ter outro papel. Principalmente na educação, no entretenimento e na transformação social. Você trabalha com educação e sabe do que estou falando. Veja bem, não é uma crítica, mas o que sobra para falar com alguém pessoalmente quando ela já conta todas as novidades sobre sua vida e projetos, na rede?


Ui! Doeu!!!

Confesso, que já vi vários posts provocando o "desativar wifii", mas nesta conversa senti um soco no estômago. Sabe quando a ficha cai?!!

Comecei então, a observar casais no bares, amigos pela rua, mãe com filhos lanchando e também, os amigos que encontro por aí... Acho que a esta altura você já sabe o que vi. Muita gente ONLINE, e pouca gente ON na vida.

Sobra tanto conteúdo pessoal aqui, sobra simpatia, entusiasmo e também, impaciência, falta de interesse real e fluido quando o presente nos convida para o bate papo. Inclusive, até no bate papo na vida real, convidamos o online a entrar na conversa mostrando um vídeo, um meme ou qualquer outra coisa no meio de uma conversa. Um triângulo amoroso perigoso!!!

Este terceiro elemento, o celular, é fantástico!!! O "Ricardão"/"Contatinho" deste post, dá assistência sempre. (rs) Cheio de estímulos cuidadosamente articulados para fisgar nossa atenção por meio de algorítimos mega complexos e que tornam a disputa com quem quer que seja real, um tanto que desleal.


Deixarei aqui, apenas 3 dicas de exercício que me comprometi desde então a fazer para estabelecer comigo e com aqueles que divido esta vida maravilhosa online e offline, para entregar o melhor de mim em ambos os espaços:

1. Horários definidos para atualizar as redes sociais e com conteúdos que gerem impacto para a maioria das minhas conexões. Sempre registrando algum aprendizado!

2. Horários definidos para retornos comerciais e profissionais. Exceções são para exceções. Quase sempre, uma solicitação urgente, às 23h do dia, só pode ser resolvida na manhã seguinte. Então, paciência e disciplina!

3. Nas conversas pessoais ou profissionais, o celular entra em modo avião. Mesmo em horário de expediente. A tentação é grande de olhar as notificações, mas uma reunião, uma conversa de trabalho ou com qualquer outra pessoa, não merecem ser interrompidas por um apito. Isso se chama atenção plena. Auxilia no foco na resolução de problemas e diminui a ansiedade. Vai por mim! Aqui, já está funcionando.


E você? O que tem feito para evitar que este terceiro elemento comprometa suas conexões reais? Adoraria receber mais dicas também!

 

Ciane Lopes - Marketing & Negócios

contato@cianelopes.com.br

32 9 9134.2313 (Disponível também no Whatsapp)

FacebookInstagramLinkdin